3. Câmara Municipal de Sumé...

Câmara Municipal de Sumé aprova reajuste de 15% aos Professores

DSC_0078

Na noite da terça-feira (07), foi realizada a terceira sessão ordinária do Poder Legislativo do município de Sumé em 2023.

Os vereadores aprovaram o projeto de lei 751/2023 de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o reajuste de 15% no piso salarial dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública do Município.

O professor da rede municipal de ensino, Livio Rodrigues, fez uso da tribuna e destacou o diálogo com os vereadores para a aprovação do projeto, ele aproveitou para apresentar algumas demandas que visam melhorar as condições de trabalho dos profissionais da educação.

Foi aprovado o projeto de lei 752/2023 de autoria do vereador Daniel Lêla, que denomina a Passagem Molhada do Sítio Inga de Abília Alves da Silva (Abílio Curtidor), na zona rural do município de Sumé-PB.

Foi aprovado o projeto de lei 754/2023 de autoria do vereador Daniel Lêla Araújo, que dá nova redação a dispositivos da Lei Municipal n.º 754, de 25 de março de 1999 que dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente, passando a vigorar o seguinte artigo,  para a escolha dos 5 membros do Conselho Tutelar nas eleições de outubro, o processo de escolha mediante sufrágio universal e direto, pelo voto uninominal (escolher apenas um nome), facultativo e secreto, para mandato de 4 (quatro) anos, permitido recondução por novo processo de escolha.

Daniel Lêla apresentou requerimento para que seja feita a pavimentação asfáltica ou paralela da BR 412 até a entrada do Loteamento Milênio. Em sua justificativa, o parlamentar falou da necessidade de facilitar o acesso dos moradores ao Condomínio, tendo em vista que apenas o pequeno trecho que liga a BR ao Loteamento não está pavimentado, o que compromete o trânsito dos moradores, principalmente no período das chuvas.

O vereador Antônio Carlos Sarmento apresentou requerimento solicitando que seja disponibilizado um transporte, seja da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos ou da Secretaria de Agropecuária, para locomoção do responsável pelos consertos dos poços artesianos do nosso município.

O vereador Damião Rildo solicitou através de requerimento que seja feita a limpeza urbana da Rua Marinaldo Barros de Amorim, localizada no Bairro Frei Damião.

O vereador Cordeirinho Moto Peças requereu calçamento para as Ruas da Agrovila do Assentamento Mandacaru, aquisição de quebra mola tartaruga para a Rua Paulo Braz, lista de funcionários contratados das empresas prestadoras de serviços para a prefeitura. O parlamentar solicitou a ampliação da tubulação da rede de água pluviométrica da Rua Luiz Grande no Bairro Frei Damião, requerimento já realizado pelo Vereador Daniel Lêla Araújo em 2019.

O vereador Ivandro Produções apresentou requerimento solicitando que veja a possibilidade de reajustar os valores das bolsas pagas aos músicos da Filarmônica Antônio Josué de Lima, tendo em vista as percas nas mesmas nos últimos anos. O vereador pediu ainda, a aquisição de instrumentos musicais para a Filarmônica Antônio Josué de Lima.

O vereador Dida Alves requereu, que seja analisada a possibilidade da reativação do Posto de Atendimento da CAGEPA na Casa da Cidadania no Município de Sumé/PB.

Dida apresentou ainda, Voto de Pesar a família da Senhora Maria Lucia da Silva Rocha.